Óleo de Tungue Polimerizado - 1 litro - (Excepcionalmente, devido as dificuldades de fornecimento da matéria-prima, o produto poderá ser envasado em lata, sem aviso prévio)
Óleo de Tungue é um óleo natural de altíssima resistência, uma das melhores escolhas para um acabamento natural e impermeável.
O Óleo de Tungue 100% puro não contém secantes ou outros aditivos, por isso não é tóxico. Por ser um acabamento penetrante, protege a madeira e permite que ela envelheça graciosamente. Essa característica permite o desenvolvimento da pátina natural, tão valorizada nos móveis de madeira.
Conhecido por sua flexibilidade, o óleo de tungue acompanha os movimentos da madeira e forma uma barreira impermeável se forem aplicadas de três a cinco demãos. A excelente proteção, acabamento macio e a facilidade de aplicação fazem dele uma opção perfeita tanto para profissionais quanto para quem está começando a trabalhar com madeira.
O Óleo de Tungue acentua a cor e o desenho da madeira, dando uma aparência úmida. Para ter uma indicação de como será o aspecto do móvel ou deck quando o óleo for aplicado, umedeça uma pequena área com água.
A General Iron Fittings produz dois tipos de óleo de tungue puro: o óleo bruto, apresentado exatamente como é extraído das sementes da planta; e o óleo polimerizado, que passa por um tratamento térmico que o torna resistente ao tempo, além de acelerar o tempo de cura. Nenhum produto químico é adicionado ao óleo polimerizado, portanto ele também é 100% puro.
Características
- Acabamento 100% natural que é impermeável e resistente
- Acentua a cor e o desenho dos veios da madeira
- Resistente a álcool, ácidos, álcalis (água, bebidas, temperos, sabão, detergente e produtos de limpeza comuns)
- Penetra bem nas fibras da madeira e é elástico: não trinca nem descasca
- Satura e preenche rapidamente os veios e cria um acabamento fosco e transparente
- Não escurece nem embolora com o tempo como o óleo de linhaça
ATENÇÃO: Como a origem do óleo de tungue é uma noz, pessoas com alergia a nozes podem sofrer reações adversas, tanto no contato do óleo com a pele, quanto em contato com o cheiro. Porém, na cura, o óleo é alterado quimicamente e forma uma matéria sólida, inerte, não reativa, que é classificada como segura para contato com alimentos (FDA Regulation - Title 21 - CFR 175.300) e brinquedos para crianças (European Standard EN-71). Caso seja alérgico, certifique-se com seu médico se este produto é seguro.
Aplicações
- O óleo de tungue puro é recomendado para acabamento de mesas, tábuas de corte, bancadas de madeira e cimento, pisos de madeira e cimento, decks e móveis de jardim e usos similares em ambiente interno e externo.
- Por não ser tóxico é perfeito para brinquedos e móveis.
- O acabamento fosco do óleo de tungue bruto combina com muitas peças de madeira. O óleo polimerizado é acetinado, mas se você deseja brilho será preciso polir e aplicar cera sobre o óleo.
- O óleo de tungue também tem uso na oficina: ele adere muito bem a metal e uma demão bem fina aplicada sobre aço inibe a ferrugem. Cabos e punhos de madeira também ficam bons com uma demão de óleo de vez em quando.
Informações Técnicas
- Composição: óleo de tungue 100% puro
- VOC: 0g/litro
- Lustro: acetinado (óleo polimerizado)
- Aspecto: Natural, não forma filme. O óleo de tungue dá um aspecto úmido que acentua a cor e o desenho dos veios da madeira.
- Rendimento: 12m² por litro
- Número de demãos: de três a 6 demãos
- Tempo de secagem: 24 horas entre demãos; de 5 a 7 dias de cura
- Tipo de solvente: Solventes orgânicos (Olio Fluido, limoneno, terebintina e aguarrás)
- Validade: 24 meses
Instruções de uso / Dicas
- A madeira absorve o óleo e o acabamento fica na estrutura até a superfície da peça, e não sobre a superfície, como acontece com os vernizes. Não forma filme sobre a madeira. Lembre-se que ao diluir o óleo com solvente a mistura se torna tóxica, mas o acabamento final é seguro porque o solvente evapora.
- A quantidade de demãos para aplicar é determinado pelo uso que a peça terá: entre duas e quatro demãos são suficientes para peças de decoração, revestimentos, esquadrias e rodapés. Superfícies que que terão uso moderado a intenso precisam de até seis demãos para proteção máxima. Além disso, requerem reaplicação mais leve - uma a duas demãos - uma ou duas vezes por ano.
- Entenda o número de demãos como uma referência para começar o trabalho: deixe que a madeira mostre quando atingiu o ponto de saturação e não vai absorver mais óleo.
- Em cada demão, aplique o óleo até que a superfície da madeira esteja saturada. Isto é fácil de ver porque ela brilha - quando a madeira absorve o óleo a superfície perde o brilho.
- As demãos para renovar o acabamento podem ser rapidamente aplicadas com pano. Este processo garante uma superfície que suporta uso intenso e não absorve água.
Preparação
- A preparação da madeira para o acabamento é fundamental. A superfície deve estar seca e livre de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador / removedor.
- Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação do óleo.
Antes de aplicar
- Diluição: o óleo deve ser diluído com Olio Fluido, limoneno, terebintina ou aguarrás. Não use solventes “verdes” ou ecológicos porque eles têm água e não misturam com o óleo. Dilua o óleo de tungue polimerizado na proporção 1:1 nas primeiras duas demãos para facilitar a penetração na madeira. As demãos posteriores podem ser diluídas 1 parte de solvente para 2 a 3 partes de óleo para acelerar o acabamento.
- Temperatura: deve estar acima de 12°C durante e depois da aplicação por 10 a 15 dias. Quanto mais quente, mais rápida a cura do óleo. Exposição ao sol direto logo após a aplicação pode polimerizar rapidamente o óleo e deixar uma aparência/textura emborrachada ou pequenas áreas mais brilhantes que destoam do acabamento geral.
- Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito - o verso do tampo de uma mesa, por exemplo - para fazer os testes de acabamento.
Aplicação
- Primeira demão: deve ser aplicada mais carregada. Espalhe uma boa quantidade de óleo sobre toda a superfície e deixe que óleo seja absorvido por 40 minutos. Se a madeira absorver todo o óleo, espalhe mais um pouco. Continue a aplicar mais óleo até que a superfície permaneça brilhante por pelo menos 40 minutos. Se pelo menos 10% da superfície da madeira permanecer brilhante suas fibras já estão saturadas. A seguir, esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca. Observe a madeira durante as primeiras horas para ver se ela “expulsa” uma parte do óleo – esfregue um pano para remover este óleo também.
- Intervalo entre demãos: deixe que o óleo seja absorvido pelo menos durante 24 horas antes de aplicar outra demão, mas não permita que o óleo permaneça úmido na superfície da madeira durante este período: qualquer excesso de óleo deve ser enxugado com pano.
- Demãos posteriores: são aplicadas da mesma forma, porém devem ser mais econômicas na quantidade de óleo. Aplique demãos até que a superfície esteja saturada. Isto fica evidente porque a madeira não absorve mais óleo - ela permanece úmida e brilhante.
- Cura: óleo polimerizado cura entre 5 e 7 dias.
- Depois de o óleo estar completamente curado, móveis e peças internas podem ser encerados para maior lustro.
Manutenção
- Limpeza diária: a madeira pode ser lavada com pano úmido e produtos de limpeza neutros.
- Reparos: é bastante simples reparar o acabamento com óleo de tungue. A maior parte de pequenas batidas, riscos, manchas e outros danos podem ser removidos lixando levemente a área afetada e aplicando uma nova demão de óleo na área afetada. Esta demão irá se mesclar com o acabamento original e deixar um reparo praticamente imperceptível.
- Reaplicação: a reaplicação deve ser feita regularmente, ao menos uma ou duas vezes por ano, dependendo do uso e exposição ao tempo. Siga as instruções de preparação e aplique o óleo. É importante que no primeiro acabamento sejam aplicadas demãos suficientes para proteger a madeira.
- Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.
- Importante: mantenha a embalagem de óleo bem fechada e longe de fontes de calor e chama. Como para todos os óleos, os panos, pincéis, pó de lixamento e outros materiais úmidos com óleo podem entrar em combustão espontaneamente se o descarte não for realizado adequadamente. Imediatamente após o uso coloque o material usado em um recipiente com água e feche bem para o descarte ou seque em área externa não exposta ao sol.