Formão Japonês para Madeira TopMan - 12mm
Formões são umas das "10 ferramentas que não podem faltar em uma marcenaria", conforme escrevemos em um artigo publicado em nosso blog. São tão imprescindíveis que estão à venda em lojas tão improváveis como hipermercados e armazéns.
Entretanto, existem formões e FORMÕES! E os formões japoneses fazem parte da categoria escrita com letras garrafais.
Esse formão japonês Topman possui um aço de alta qualidade e dureza só conseguida pelas técnicas milenares de forja oriental. Eles tratam o aço com primor e alto nível de exigência de forma sistemática e quase sobrenatural, mesmo quando utilizam máquinas modernas para tal procedimento.
A dureza alcançada nas arestas de corte é de 63HRC (+/- 2). Se quiser entender um pouco sobre a dureza HRC, temos um outro artigo que resume essa explicação de forma bastante didática no blog Empoeirados. Para se ter ideia, essa dureza é tão alta que as ferramentas raramente precisarão ser reafiadas. Na maior parte das vezes basta assentar o fio em pedras d'água super finas (grão 6000) ou em estropo de couro para que o corte ganhe nova vida.
Na verdade, novas afiações serão necessárias somente em caso de quebra ou alteração de ângulo de corte. Aliás, esse é um ponto importante: madeiras muito duras exigem ângulos de ataque maiores para evitar quebras. Em nosso blog também escrevemos um ótimo artigo sobre ângulo de afiação de formões que vale a pena ser lido.
Para que serve essa ferramenta:
- Formão curto, para entalhes de precisão. Ideal para encaixes de meia esquadria, encaixes de móveis, espigas e furas.
- Aço de alta dureza, permite cortes limpos e suaves.
- Pode ser utilizado com malhos e malhetes.
- Para ajuste de cortes feitos no serrote.
Destaques:
- Aço laminado de alta qualidade. A arte japonesa de forjar o aço mais duro nas arestas de corte aliado ao aço macio do corpo. Os argumentos para essa técnica são muitos, porém o de maior destaque é que o impacto é reduzido graças ao aço macio. Maior conforto para o artesão.
- Face traseira com rebaixo, que reduz o contato com a madeira. Isso diminui a fricção, proporciona cortes suaves e ótimo acabamento.
- Cabo em madeira (carvalho vermelho japonês) tratada.
- Anel em aço para trabalhar com malhos e malhetes. Com o uso, o anel evita que a madeira quebre, ao mesmo tempo que suporta a deformidade do topo do cabo de madeira criando, dessa forma, uma "almofada" para suavizar o impacto do malho no material trabalhado. Quanto mais usado o seu formão, melhor ele vai se tornando!
Especificações:
- Aresta de corte (largura da lâmina): 12mm
- Comprimento médio da lâmina: 55mm
- Comprimento médio do cabo: 95mm
- Comprimento total da ferramenta (cabo + aço): 230mm (9")
- Dureza do aço (lâmina): 63HRC (+/-2)
Cuidados:
- Não afie esse formão em esmeril de bancada, exceto se você tiver o conhecimento para tal. Use apenas pedras d'água ou lixas finas (acima de 1000) para assentar o fio.
- Estropos de couro são muito úteis para assentar fio de formões de qualidade. Aprenda a utilizá-los.
- Lâminas de alta dureza podem se quebrar se não forem seguidos cuidados no manuseio. Quando seus formões estiverem sobre a bancada de trabalho, mantenha-os afastados da borda para que não caiam. Quedas, mesmo não muito altas, quebram a ponta da lâmina e a recuperação do fio é trabalhosa.
- Esses formões curtos devem ser usados somente para entalhes e cortar encaixes em madeiras. Nunca use-os para partir troncos, caibros, ripas, etc.
- Quando a ferramenta travar em um corte, faça movimentos laterais para soltá-lo. Movimentos para frente e para trás podem criar dentes na aresta de corte.
- Sempre use EPIs adequados ao trabalho.
Origem do produto: Japão