Betume da Judeia - 1 litro - (Excepcionalmente, devido as dificuldades de fornecimento da matéria-prima, o produto poderá ser envasado em lata, sem aviso prévio)
O betume da Judéia é um tipo de asfalto natural, extraído de minas e não do fracionamento do petróleo. O tingimento dá um aspecto envelhecido em madeira, gesso e metal. O betume puro pode ser usado para ebanizar madeira e, diluído, pode conferir um tom do caramelo ao marrom escuro.
Uma vantagem de tingir a madeira com betume da Judéia é que ele impermeabiliza a madeira e ajuda a protegê-la da descoloração causada pelo sol.
Uma forma de aumentar a resistência de óleos e vernizes para decks e casas de madeira é misturar o betume da Judéia, na proporção de 10%, ao óleo ou verniz. Nesta proporção, a coloração apenas realça o tom de madeiras mais escuras como cumarú e ipê e dá um tom caramelo à madeira mais claras.
Características
- Acabamento caramelo a preto ebanizado
- Destaca o desenho dos veios da madeira
- Feito 100% com asfalto natural
Aplicações
O betume de Judéia é indicado para tingir e impermeabilizar madeira de móveis, pisos, portas e janelas, em ambiente interno e externo. É indicado também para tingir gesso e metal.
Informações técnicas
- Composição: asfalto natural e solvente
- Conteúdo renovável: 0%
- VOC: 597g/litro
- Lustro/brilho: semi-brilho
- Aspecto: envelhecido, destaca o desenho dos veios da madeira
- Rendimento: 12m² por litro
- Número de demãos: o necessário para obter o tom desejado
- Tempo de secagem: 2 horas
- Tipo de solvente: solventes orgânicos (thinner GIF Eco, terebintina, limoneno e aguarrás)
- Validade: 36 meses
Dicas
- O pigmento deve ser sempre o primeiro produto a ser aplicado na madeira. Não aplique sobre verniz e cera. Sobre óleo, o tingimento será mínimo.
- Teste a diluição necessária para obter o tom desejado: em um pote de vidro, despeje uma pequena quantidade de betume da Judéia e dilua aos poucos. Se possível, tente obter o tom desejado em apenas uma demão.
- Você pode aplicar o betume da Judéia com pano ou pincel. A quantidade de pigmento sobre a madeira é menor com o pano – e a cor final mais clara. Para ebanizar a madeira e obter tons mais escuros, use o pincel.
Preparação
Todo tingimento começa com uma boa preparação da madeira. A madeira deve estar crua, sem nenhum acabamento. Tenha um cuidado especial com o lixamento, pois as marcas de lixa ganham destaque com o tingimento.
Antes de aplicar
- Diluição: em qualquer proporção com solvente orgânico (ver informações técnicas).
- Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.
Aplicação
- Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: molhe o pano/pincel com betume e espalhe sobre a madeira, seguindo os veios. Se quiser um tom escuro, aguarde até que o solvente tenha evaporado antes de aplicar o acabamento. Para deixar o tom mais claro e uniforme, esfregue um pano limpo no sentido dos veios.
- Se precisar corrigir manchas e defeitos, molhe um pano com solvente e esfregue sobre a madeira tingida. Isto remove a maior parte do betume.
- Intervalo entre as demãos: 2 horas.
- Aguarde até que o betume esteja totalmente seco antes de aplicar o acabamento.
- Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada.