Óleo Mineral GIF White Oil - 1 litro - (Excepcionalmente, devido as dificuldades de fornecimento da matéria-prima, o produto poderá ser envasado em lata, sem aviso prévio)
Tratamento especial para tábuas de corte e madeira em contato com alimentos. O GIF White Oil é um óleo mineral atóxico, sem cheiro e sem sabor. A aplicação é muito simples e o resultado é excelente: a madeira fica protegida da umidade e sua cor ganha destaque.
O GIF White Oil é uma das opções mais populares para proteger tábuas de corte e utensílios de cozinha feitos de madeira. Nosso óleo é 100% puro e não contém nenhum tipo de aditivo. A aplicação regular do GIF White Oil previne que tábuas de corte ressequem e rachem.
O óleo é completamente inerte, não cura nem fica rançoso. Para uma tábua de corte e outros utensílios de cozinha isso é perfeito. A ideia é que, sendo inofensivo, o óleo penetra nas fibras da madeira e permanece nela, prevenindo a entrada de líquidos e a proliferação de bactérias. O óleo permanece “úmido” na madeira e precisa ser reaplicado de tempos em tempos.
Os óleos vegetais que não curam vão ficar muito bonitos no momento da aplicação, mas todos ficam rançosos com o tempo - são fonte de alimento para bactérias e mofo. Azeites e óleos para cozinhar são exemplos deste tipo de óleo.
O GIF White Oil pode ser usado em conjunto com a cera Artefice Cucina, que cria uma camada extra de proteção na madeira com cera de abelha pura. A cera mantém o óleo dentro e a umidade fora das fibras da madeira.
Nem todo óleo mineral é “óleo para tábua de corte”. Existem diversos tipos de óleo mineral e apenas o de grau farmacêutico é indicado para tratamento de madeira em contato com alimento; outros tipos são geralmente usados na lubrificação de máquinas ou vendidos em lojas de peças para carros.
Características
- Atóxico
- 100% puro; não transmite gosto nem odor.
- Protege a madeira da umidade e previne a proliferação de bactérias
- Específico para tratamento de madeira em contato com alimentos
- Não fica rançoso como azeites e outros óleos vegetais que não curam
- Acabamento seguro para madeira
Aplicações
- Por não ser tóxico, o GIF White Oil é recomendado para tratamento de madeira em contato com alimentos como tábuas de corte e de aperitivos e bancadas de cozinha, além de brinquedos para crianças. O acabamento é sempre fosco, acentua bastante a cor da madeira e o desenho dos veios e esconde os riscos de cortes e uso normal das peças.
- A aplicação periódica do óleo esconde riscos e pequenas marcas não só das tábuas de corte, mas também de móveis com verniz ou cera. É um “lustra móveis” atóxico e sem cheiro.
- Fora da cozinha, o óleo mineral pode ser usado para proteger as ferramentas de jardim: encha um pote com areia e óleo e enterre a parte de metal na mistura. É também um ótimo lubrificante para tirar o rangido de dobradiças.
Informações Técnicas
- Composição: óleo mineral 100% puro
- VOC: 0g/litro
- Lustro: fosco
- Aspecto: Natural, não forma filme. Acentua a cor e o desenho dos veios da madeira.
- Rendimento: 7m² por litro
- Número de demãos: de três a cinco demãos
- Tempo de secagem: o óleo mineral não cura. 24 horas de espera para uso da peça.
- Tipo de solvente: Não diluir. Já está pronto para uso.
- Validade: 24 meses
Instruções de uso / Dicas
- A madeira absorve o óleo e o acabamento fica na estrutura até a superfície da peça, e não sobre a superfície, como acontece com os vernizes. Você não vai ver um filme sobre a madeira.
- Não há uma quantidade de demãos ideal para aplicação do GIF White Oil. Quando a madeira está nova e/ou sem tratamento, aplique o óleo até que a madeira esteja completamente saturada. Se você precisa de um número para orientar o trabalho, aplique três demãos.
- Entenda o número de demãos como uma referência para começar o trabalho: deixe que a madeira mostre quando atingiu o ponto de saturação e não vai absorver mais óleo.
- Em cada demão, aplique o óleo até que a superfície da madeira esteja saturada. Isto é fácil de ver porque ela brilha – quando a madeira absorve o óleo a superfície perde o brilho.
Preparação
- Toda aplicação de óleo na tábua de corte começa com uma boa limpeza e higienização da madeira. Você pode usar receitas caseiras de assepsia com limão e sal grosso ou utilizar detergente. O importante é que a madeira esteja limpa e seca antes de começar a aplicar o óleo.
- Caso a madeira esteja muito manchada, lixe levemente a superfície com lixa grana 220 para remover a camada mais superficial. Não esqueça de remover todo o pó antes de começar a usar o óleo.
Antes de aplicar
- Diluição: Não diluir o óleo, ele já está pronto para uso.
- Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito - o verso da tábua de corte, por exemplo - para fazer os testes de acabamento.
Aplicação
- Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: espalhe uma boa quantidade de óleo sobre toda a superfície e deixe que óleo seja absorvido por três horas. As fibras não absorvem o óleo de maneira uniforme, por isso espalhe novamente o óleo sobre a superfície para umedecer as áreas secas.
- Continue a aplicar mais óleo até que a superfície permaneça brilhante por pelo menos 40 minutos. Esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca.
- Intervalo entre as demãos: deixe que o óleo seja absorvido pelo maior tempo possível - no mínimo 24 horas.
- Depois de aplicar a última demão e remover o excesso com pano, aplique a cera Artefice Cucina para selar a madeira e aumentar tanto a proteção quanto o intervalo de manutenção.
Manutenção
- Limpeza diária: as tábuas de corte e utensílios de cozinha devem ser limpos constantemente com água morna e detergente ou receitas caseiras para assepsia. Nunca deixe essas peças imersas em água porque elas vão empenar e rachar. Algumas pessoas usam uma solução com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) como precaução extra contra bactérias.
- Reaplicação: a reaplicação deve ser feita regularmente e a frequência é proporcional ao uso das peças - quanto mais usada for a peça, mais freqüente deve ser a reaplicação do óleo: 1 vez a cada duas semanas para peças com uso frequente; 1 vez por mês para peças com pouco uso.
- Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha ao frio e calor excessivos.
O que é o GIF White Oil
O GIF White Oil é composto com base no óleo mineral branco, uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo, obtidos a partir do processo de remoção de impurezas, comuns na substância. Compostos inorgânicos indesejáveis para o produto como enxofre, nitrogênio, oxigênio, compostos aromáticos, insaturados (olefinas), entre outros, são removidos neste processo.
Esse tipo de óleo pode ter duas classificações quanto ao seu grau de pureza: oleo mineral usp (grau medicinal) e oleo mineral técnico (grau técnico).
O grau USP, principal elemento do GIF White Oil, é obtido através de um processo ultra moderno de hidrogenação catalítica, que remove todas as impurezas do óleo original, fazendo com que o mesmo atenda às severas normas de qualidade da Farmacopéia dos Estados Unidos (USP –United States Pharmacopeia) , para uso junto às indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e similares.
O produto final é um óleo isento de contaminantes, atóxico, inodoro e incolor. Já o óleo de grau técnico também é um produto de elevada pureza, porém, por ser parcialmente hidrogenado, é indicado para aplicações mais técnicas, que não sofrem contato direto com alimentos ou uso em humanos.
O óleo mineral branco USP serve como base para diversos produtos da indústria farmacêutica (cremes, pomadas, medicamentos injetáveis, antibióticos…), em cosméticos (hidratantes, protetores solares, condicionadores, loções, “baby-oil”...) e em alimentos (desmoldante de formas de biscoitos, anti-fermentador, anti-espumante, separador de manteiga...).
Já a vaselina líquida grau técnico ou óleo mineral branco técnico, tem excelente desempenho na produção de borrachas, tintas, ração animal, na indústria têxtil e termoplástica.
Portanto, esse produto atinge as rígidas normas internacionais e é seguro para contato com alimento ou com a pele.