Olio per piano di lavoro - 1 litro - (Excepcionalmente, devido as dificuldades de fornecimento da matéria-prima, o produto poderá ser envasado em lata, sem aviso prévio)
Este é um óleo natural para bancadas e outras superfícies da cozinha, sala de jantar e móveis de madeira maciça, painéis de madeira e compensados. O acabamento final é seguro para pessoas, animais e plantas e contato com alimentos.
Superfície com um toque macio, proteção contra água, vinho, cerveja, café, refrigerantes. O pó não gruda e ainda é fácil de limpar: com pano úmido, detergente, álcool e produtos de limpeza comuns.
Linha Bio
São acabamentos da General Iron Fittings, feitos com óleos e resinas naturais nativos da flora brasileira. A GIF pesquisou matérias-primas de fontes renováveis, com cultivo e extração/processamento responsáveis. Estes produtos contribuem para cadeia produtiva nacional e reduzem a pegada de carbono ao eliminar o transporte internacional, necessário para outros óleos.
Características
ATENÇÃO: Como a origem do óleo inclui sementes e nozes, pessoas com alergia a nozes podem sofrer reações adversas no contato do óleo com a pele ou com o cheiro. Na cura, o óleo é alterado quimicamente e forma uma matéria sólida, inerte, não reativa, que é classificada como segura para contato com alimentos (FDA Regulation Title 21 CFR175.300) e brinquedos para crianças (European standard EN-71).
Aplicações
O Olio per piano di lavoro é recomendado para acabamento de bancas e mesas de cozinha de madeira, mesas e móveis internos. Pode ser usado como acabamento de brinquedos.
Informações Técnicas
Teste o acabamento
Com água: todos os óleos acentuam a cor e o desenho da madeira, dando um aspecto “úmido” permanente. Para testar esse efeito, umedeça a madeira com uma esponja ou pano – não jogue água. A cor da madeira úmida com água é semelhante ao efeito do óleo. Depois de fazer este teste, aguarde até que ela esteja completamente seca antes de aplicar o óleo.
Com o óleo: recomendamos que se faça um pequeno teste antes de aplicar o óleo na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte da peça que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer o teste de acabamento. Aplique o óleo conforme descrito abaixo apenas na madeira extra ou nesta pequena área escolhida antes de aplicar em toda a peça.
Situação da madeira e condições para aplicação
Informações e cuidados
Diluição: o Olio per piano di lavoro já está pronto para uso. Se necessário, pode ser diluído com Olio Fluido ou limoneno.
Para espalhar o óleo: a melhor ferramenta para espalhar uma camada uniforme de óleo sobre a madeira é um pincel ou trincha. Alternativamente, se preferir usar um pano, mergulhe/encharque o pano completamente no óleo antes de esfregar na madeira.
Para remover o excesso: use pano limpo, seco e absorvente para remover o excesso de óleo.
Número de demãos: aplique pelo menos 3 demãos (ver situações especiais nas notas abaixo).
Intervalo entre demãos: 24 horas.
Tempo de cura: 48-72 horas.
Depois de aplicar o óleo, não molhe a madeira na primeira semana de uso.
Aplicação
Primeira demão: Espalhe uma boa quantidade de óleo sobre toda a superfície e deixe que o óleo seja absorvido por 10-20 minutos. Se a madeira absorver todo o óleo, espalhe mais um pouco. Continue a aplicar mais óleo até que a superfície permaneça brilhante por pelo menos 10 minutos. Se pelo menos 10% da superfície da madeira permanecer brilhante suas fibras já estão saturadas.
A seguir, esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca. Passe a mão sobre a madeira: se os dedos ficarem úmidos, há excesso para ser removido.
Certifique-se de que todo óleo que não foi absorvido pela madeira seja removido, caso contrário pontos brilhantes e/ou pegajosos vão aparecer. O óleo deve ser absorvido pela madeira e não deve formar uma camada uniforme sobre a madeira.
Lixamento entre demãos (opcional): O lixamento entre demãos só é necessário se os veios da madeira levantaram – a superfície ficou áspera. Use lixa grana 180-220 e lixe na direção dos veios da madeira. Remova o pó depois do lixamento.
Demãos posteriores: São aplicadas da mesma forma, porém devem ser mais econômicas na quantidade de óleo. Aplique demãos até que a superfície esteja saturada de óleo. Isto fica evidente porque a madeira não absorve mais óleo – ela permanece úmida e brilhante.
Acabamento com cera (opcional): Para aumentar o brilho, você pode usar uma das nossas ceras à base de carnaúba 48 horas após a última demão de óleo.
Limpeza das ferramentas: Limpe logo após o uso com nossos solventes ou aguarrás.
Notas
Manutenção
Limpeza: Não molhe nem passe pano úmido sobre a madeira na primeira semana de uso. Remova o pó com vassoura ou aspirador. A limpeza úmida pode ser feita com produtos de limpeza neutros. Não lave a madeira, passe o pano úmido com água e/ou produto de limpeza. Água sanitária e produtos com soda cáustica podem descolorir e manchar o acabamento.
Reparos: Reparar o acabamento com óleo é simples. Aplique uma demão fina de óleo com um pano apenas úmido para esconder pequenas marcas de uso. Pode ser preciso lixar levemente para consertar arranhões ou riscos mais profundos. Depois que as marcas forem removidas, limpe o pó e reaplique o óleo na área lixada para um reparo perfeito.
Reaplicação: A reaplicação deve ser feita quando a superfície da madeira se tornar absorvente. Esfregue um pano úmido na madeira. Se ela escurecer, reaplique o óleo conforme descrito acima. Lembre-se de limpar muito bem a superfície antes de reaplicar o óleo.
Descarte do produto
Não descarte o óleo pelo ralo, mantenha as sobras do produto na embalagem original bem fechada para uso posterior. Restos secos do óleo podem ser colocados junto ao lixo comum. A embalagem vazia pode ser reciclada.
Importante: Mantenha a embalagem de óleo bem fechada e longe de fontes de calor e chama. Como para todos os óleos, os panos, pincéis, pó de lixamento e outros materiais úmidos com óleo podem entrar em combustão espontaneamente se o descarte não for realizado adequadamente. Imediatamente após o uso coloque o material usado em um recipiente com água e feche bem para o descarte ou seque em área externa não exposta ao sol.
A Loja oficial do praticante do DIY e profissional da marcenaria! As melhores ferramentas importadas à sua disposição aqui no Brasil. Aprenda DIY, curta DIY, seja Empoeirados!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade