Brilho+ UV - 1 litro - (Excepcionalmente, devido as dificuldades de fornecimento da matéria-prima, o produto poderá ser envasado em lata, sem aviso prévio)
Proteção, resistência e facilidade de manutenção. A Brilho+ UV deve ser usada como único produto para acabamento de madeira. Protege a estrutura da madeira de raios UV. O escurecimento natural da madeira é dramaticamente reduzido e as madeiras claras permanecem com a cor natural por muito mais tempo.
Quando seco, o acabamento é seguro para pessoas, animais e plantas, adequado para uso em brinquedos (norma EN 71.3 da União Européia), resistente ao suor e saliva.
A Brilho+ UV é excelente como base para tingir a madeira com os pigmentos da linha Tintura per vernice.
Características
- Proteção UV, não amarela
- Resistente contra água e abrasão
- Não é preciso lixar toda a superfície para fazer reparos ou aplicar novas demãos
Aplicações
A Brilho+ UV é indicada como acabamento único de paredes, teto, portas, gabinetes e móveis internos.
Informações técnicas
- Composição: resina e cera natural de carnaúba, filtro solar absorvedor de radiação UV, aditivos especiais, água, preservante
- Conteúdo renovável: 90%
- VOC: 47g/litro
- Lustro/brilho: acetinado, pode ser polida para alto brilho
- Aspecto: natural, altera levemente o tom da madeira
- Rendimento: 20m² por litro
- Número de demãos: 2
- Tempo de secagem: 3 – 4 horas
- Tipo de solvente: não diluir, a cera está pronta para uso
- Validade: 18 meses
Dicas
- A madeira absorve uma boa parte do produto e o filme na superfície é bastante fino e elegante.
- Quanto mais fina a camada de produto sobre a madeira, mais bonito e mais resistente o acabamento. Duas demãos são suficientes.
- Não aplique várias demãos para “proteger mais” a madeira.
- Utilize um pincel ou boneca para aplicar na madeira, ou um sistema spray.
- Para ter um acabamento acetinado: quando a cera estiver completamente seca (depois da última demão), esfregue levemente uma lã de aço ou esponja abrasiva fina sobre a cera no sentido dos veios da madeira.
Preparação
- A preparação da madeira para o acabamento é fundamental. A superfície deve estar sem nenhum acabamento, seca e limpa de qualquer partícula ou sujeira. Recomendamos que qualquer sujeira e gordura sejam removidos com solvente ou outro limpador/removedor.
- Verniz ou stain já aplicados precisam ser removidos antes da aplicação da Brilho+ UV.
Antes de aplicar
- Diluição: não diluir, produto pronto para uso.
- Temperatura: deve estar entre 12°C e 40°C durante e depois da aplicação por 1 dia.
- Teste: sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e o acabamento final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.
Aplicação
- Intervalo entre as demãos: 3-4 horas.
- Todas as demãos são aplicadas da mesma forma: espalhe uma demão fina de Brilho+ UV seguindo os veios da madeira. Ela se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira. Você também pode espalhar a cera com o pincel e esfregar um pano sobre toda a superfície para obter uma demão bem fina e sem marcas.
- Aguarde o intervalo entre demãos e, se necessário, lixe com abrasivo fino (P360) antes de aplicar a próxima demão.
- Para o lustro/polimento final, aguarde 24 horas para que a cera esteja dura – isto facilita o trabalho de acabamento.
Manutenção
- Limpeza diária: a madeira pode ser limpa com pano úmido e produtos de limpeza neutros.
- Reparos: é bastante simples reparar o acabamento com a Brilho+ UV. A maior parte de pequenas batidas, riscos, manchas e outros danos podem ser removidos lixando levemente a área afetada e aplicando uma nova demão de produto na área afetada. Esta demão irá se mesclar com o acabamento original e deixar um reparo praticamente imperceptível.
- Reaplicação: deve ser feita para reavivar o acabamento e é feita conforme descrito na aplicação. Limpe bem a madeira antes de reaplicar. Não é necessário lixar.
- Armazenamento: guardar em local fechado, seco e com temperatura moderada. Não exponha a frio e calor excessivos.